Scroll Top

Quercus distingue Praia Fluvial de Pessegueiro, na Pampilhosa da Serra, pela excelência das águas balneares

No passado dia 27 de junho, quinta-feira, decorreu a cerimónia de hasteamento da “Bandeira Qualidade de Ouro 2024”, na Praia Fluvial de Pessegueiro, na Pampilhosa da Serra, pelas 10h30.

No evento, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, Jorge Alves Custódio, o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Vale do Tejo, Carlos Martins; Catarina Patriarca da ARH  do Tejo e Oeste e Marcos Bartilotti em representação da Quercus. Após o hasteamento da bandeira, os presentes fizeram breves discursos sobre a importância do galardão.

Distinguida com a bandeira “Praia de Ouro 2024”, a Praia Fluvial de Pessegueiro é uma das duas zonas balneares do Município de Pampilhosa da Serra galardoadas este ano, pela Quercus (a par da praia fluvial de Santa Luzia) confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares.

A escolha desta praia para acolher uma das cerimónias de hasteamento oficial da bandeira “Praia de Ouro 2024” teve em consideração o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, na área do ambiente, e pela Águas do Vale do Tejo (empresa do Grupo Águas de Portugal), entidade responsável pelo tratamento de águas residuais, fundamental para restituir ao meio hídrico água com a qualidade necessária à manutenção dos ecossistemas.

No arranque da época balnear de 2024, a Quercus classificou, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, um total de 420 praias com Qualidade de Ouro em Portugal (mais 26 do que em 2023), das quais 349 são praias costeiras, 61 são praias fluviais e 10 são praias de transição. Das 61 praias fluviais que arrecadaram o galardão, 24 estão localizadas na área de atuação da Águas do Vale do Tejo.

 

Fotos: C.M. Pampilhosa da Serra

EM PARCERIA COM