Quercus distingue Praia fluvial da louçainha em penela pela excelência das águas balneares
No passado dia 2 de julho, decorreu a cerimónia de hasteamento da “Bandeira Qualidade de Ouro 2024”, na Praia Fluvial da Louçainha em Penela.
No evento, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Santos; a representante da ARH do Centro, Vitor Sousa; Carlos Silva da Quercus; e Lisete Oliveira das Águas do Centro Litoral. Após o hasteamento da bandeira, os presentes fizeram breves discursos sobre a importância do galardão.
Distinguida com a bandeira “Praia de Ouro 2024”, a Praia Fluvial da Louçainha é uma das 61 zonas balneares interiores galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares.
A escolha desta praia para acolher uma das cerimónias de hasteamento oficial da bandeira “Praia de Ouro 2024” teve em consideração o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Penela na área do ambiente e pela Águas do Centro Litoral (empresa do Grupo Águas de Portugal), entidade responsável pelo tratamento de águas residuais, fundamental para restituir ao ambiente hídrico a água com a qualidade necessária à manutenção dos ecossistemas.
No arranque da época balnear de 2024, a Quercus classificou, com base a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, um total de 420 praias com Qualidade de Ouro em Portugal (mais 26 do que em 2023), das quais 349 são praias costeiras, 61 são praias fluviais e 10 são praias de transição.